BIG Festival

O BIG (Brazilian International Game Festival) está chegando. O primeiro festival internacional de jogos independentes realizado no Brasil acontece de 22 de novembro a 02 de dezembro, no MIS (Museu de Imagem e do Som de São Paulo), e além de apresentar e premiar os melhores games independentes do ano no Brasil e no exterior, terá várias outras atrações. Entre elas, um desafio em 24 horas (Dev Island) onde equipes ficarão isoladas para desenvolver um jogo a partir de um briefing único, um evento (Demo Night) para o desenvolvedor apresentar um projeto ainda não finalizado ou publicado comercialmente, workshops, palestras, fórum de negócios e networking, cinema e premiações. Durante todos os dias, o público ainda poderá conhecer, jogar e votar nos jogos selecionados pelo júri nacional e internacional. A entrada para a exposição e o game play é aberta e gratuita, mas as outras atividades são para um número limitado de pessoas e é preciso se inscrever previamente.
(PROGRAMAÇÃO) Veja a baixo o que vai rolar no BIG
De 22.11 a 02.12.2012 - Exposição e gameplay - gratuito e aberto ao público
Terça a sábado, das 12h às 22h
Domingos e feriados, das 11h às 21h
27.11 - Palestrantes / palestras – mediante inscrição
11h - Ricardo Mucci, Umana Comunicação e Convidados / Games e 3a. Idade – Videogame é bom para manter a mente jovem e ativa? O que a neurociência diz sobre isso?
15h Delmar Galisi, Universidade Anhembi Morumbi / A Profissão na área de Games
16h30
- Beth Carmona – ComKids, Ronaldo Bastos – VP de business da Click
Jogos, Saulo Ribas – Farofa Studios, Luciano Meira – Universidade
Federal de Pernambuco / Games e infância
18h - Denio Di Lascio, Microsoft Lab/Senac e DayDreamLab/ O Game como ferramenta de educação – Serious Games
28.11 - Fórum de Negócios
9h45/10h - Sessão de Abertura
10h - 10h15 - Palavras do Patrocinador - Presidente da Fundação Telefônica Sra. Françoise Trapenard
10h30 - 12h - Brasil: Independentes: A hora é agora - A Estratégia para o fortalecimento da indústria independente no Brasil.
Moderador: Ale Machado
Participantes: André Sturm - MIS , Fred Vasconcelos – Abragames, João Lanari Bo – MIDC, Marcelo Goldenstein- BNDES, Maurício Hirata - Ancine
Participantes: André Sturm - MIS , Fred Vasconcelos – Abragames, João Lanari Bo – MIDC, Marcelo Goldenstein- BNDES, Maurício Hirata - Ancine
13h30 - 14h30 - Palestra de Abertura - Chris Avellone – Obsidian
14h30 - 16h
- Global Game Business Trends: Discussão das atuais tendências no mundo
dos Games, explorando evoluções (e revoluções!) no Game Business.
Moderador: Emiliano de Castro - Abragames
Participantes:
Amanda Cinfio – Gree, Bertrand Chaverot - Ubisoft Brasil, Jim Ying -
6waves, Tim Fabian Besser - European Games Group, Fabio Bottallo –
Kingston, Igor Burattini – Rovio
16h30 -17h30
- Apresentação Publishers Internacionais - Publishers apresentarão aos
desenvolvedores o tipo de conteúdo que procuram e seus modelos de
negócio:
Amanda
Cinfio – Gree, Careen Yapp – Konami, Fredrik Wester – Paradox, Jim Ying
- 6Waves, Levi Buchanan – Chillingo , Tim Besser - European Games Group
19h - 21h30 - DEMONIGHT
- Oportunidade do desenvolvedor apresentar suas demos para um público
de também desenvolvedores e potenciais investidores.
29.11 - Fórum de Negócios
10h - 11h – Palestra Leah Hoyer - Microsoft
11h10 - 12h40 - Games e Televisão
Moderador: Andre Mermelstein, Tela Viva
Participantes:
Artur Tillieri – Cartoon Network, Eduardo Brandini – TV Cultura,
Luciane Neno – Gloob, Luciano Amaral - Play TV , Luis Bianchi - Philips ,
Marco Altberg - ABPI-TV
14h -15h30 - A Arte no Jogo, Música e Animação
Moderador: Iain Simmons - Game City, Inglaterra
Participantes:
Chris Avellone – Obsidian, Coy Freitas – XYZ , Lionel Zajdweber -
Cartoon Network LA, Ruben Feffer – Ultrassom, Talita Goldstein– Minority
Media
15h45 -18h - Apresentação Plataformas & Brasil
Fabio Bottallo – Kingston, Henrique Manfroi - Nokia , Jay Santos - Unity Brasil , Ronaldo Bastos - ClickJogos
18h30 -19h30 - Apresentação dos 5 finalistas- Os finalistas convidados pelo BIG apresentam seus Games à indústria e à imprensa
Moderador: Jason Della Rocca
- Awesomenauts
- Capsized
- Papo&Yo
- Tiny & Big
- Unmechanical
30.11 – Palestras/ WorkShop/ Rodada de Negócios/ Cerimônia de Premiação
10h – 11h - Os Investidores do Segmento - Anjos do Brasil
Palestrante: Cássio Spina, Anjos do Brasil
11h 12h - Videogame Business
Palestrantes: Luís Sakuda, Gerson de Sousa e Juliano Alves
13h – 18h - Workshop de Game Doc
Palestrante: Luis Fernando Guggenberger - Telefonica
- Tiny & Big - Alemanha
- Awesomenauts – Holanda
- Unmechanical – Suécia
- Capsized – Canadá
- Papo & Yo – Canadá
14h – 18h- RODADAS DE NEGÓCIOS
18h30 - CÊRIMONIA DE PREMIAÇÃO
Abertura: Alexandre Fernandes, Diretor de Inovação da Vivo
- Melhor Jogo (Troféu e prêmio de R$30.000) - oferecido pela Telefonica/Vivo
- Melhor Arte (Troféu e prêmio de R$2.000) - oferecido pela Rovio, de Angry Birds
- Melhor Som (Troféu e prêmio de R$2.000) - oferecido pela Ultrassom
- Melhor Narrativa (Troféu e prêmio de R$2.000) - oferecido pelo Gloob
- Melhor Gameplay (Troféu e prêmio de R$2.000) - oferecido pela Umana
- Revelação Brasil (Troféu e prêmio de R$7.000) - oferecido pelo Cartoon Network
- Melhor Jogo Online – disponível no site do BIG (Troféu e prêmio de R$5.000) – oferecido pela TV Cultura
- Melhor Jogo pelo Voto Popular (Troféu)
- Dev Island – Melhor Jogo (Troféu e prêmio de R$6.000)- oferecido pela Click Jogos
- DemoNight – Melhor Demo (Troféu)
01.12.2012 e 02.12.2012 - Workshop de tabuleiro - Yuri Fang (Darwin Jogos e Galápagos Jogos)
Às 11h e às 16h
Atividades
para crianças entre 6 e 12 anos. Elas aprenderão a pensar em jogos a
partir de sua estrutura mais simples: como construir uma arquitetura de
games, estabelecer regras, limitações, espaço físico e definição de
peças, participantes etc. Ao final do workshop, cada participante sairá
com seu próprio jogo desenvolvido.
Big
O que:
Inspirado no Festival Independente de Games de São Francisco (IGF), o
BIG visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio
da capacitação de profissionais, troca de experiências e intercâmbio de
produtos, e se estabelecer como ponto de encontro e de referência para
desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação
inclui atividades exclusivas para desenvolvedores iniciantes ou
profissionais e outras abertas ao público, como a exposição, game play e
votação de jogos participantes do festival.
Quando: 22 de novembro a 02 de dezembro,
Onde: MIS (Museu de Imagem e do Som de São Paulo)
Realização:
O BIG é realizado pela empresa brasileira Game, co-realizado pelo MIS e
pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e
patrocinado pela Telefônica |Vivo – Fundação Telefônica
0 comentários:
Gostou da matéria? Comente aqui suas impressões sobre a notícia, aqui!