Facebook Twitter RSS
banner

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Conheça os vencedores da 1ª edição do BIG Festival

 

O BIG, terminou domingo, 02 de dezembro, mas os vencedores foram conhecidos na sexta-feira, dia 30 de novembro, em uma animada cerimônia realizada no auditório do MIS 
– Museu de Imagem e do Som - e comandada pelo jornalista gamer Luciano Amaral. 

Os destaques foram os games Unmechanical e Papo & Yo, que ganharam dois prêmios cada um. Unmechanical levou o prêmio de Melhor Jogo e de Melhor Som, e Papo & Yo ganhou as categorias Voto Popular e Melhor Narrativa.

O BIG foi o primeiro festival de jogos independentes realizado na América Latina. Durante o evento, o público pode conhecer e jogar gratuitamente 19 jogos (quatro brasileiros e 15 extrangeiros) indie que concorreram em oito categorias a um total de R$ 56 mil em prêmios. Paralelamente à exposição, o festival contou com uma série de atividades, como um desafio entre equipes (Dev Island) de desenvolvedores que ficaram 24 horas isolados e sem acesso a internet para criar um game a partir de informações idênticas, palestras, apresentação de projetos ainda não finalizados ou publicados comercialmente (DemoNight), workshops de jogos de tabuleiro e um fórum de negócios com a presença de grandes compradores internacionais.

Conheça abaixo todos os vencedores:

Melhor Jogo Online - O melhor game online, escolhido por voto popular entre os 40 disponíveis, foi o Jelly Scape, do estúdio brasileiro TawStudio, que recebeu R$ 5 mil.

Melhor jogo pelo voto Popular - Papo & Yo, da empresa canadense Minority Media.
Melhor Som - Unmechanical, da sueca Talawa Games, recebeu R$ 2 mil.

Melhor Arte – Wonderputt, da Damp Gnat, do Reino Unido, recebeu R$ 2 mil.

Melhor Narrativa - Papo & Yo, da Minority Media, também conquistou a categoria Melhor Narrativa, cujo prêmio foi de R$ 2 mil.

Melhor Gameplay - O jogo premiado com R$ 2 mil foi Tiny and Big: Grandpa's Leftovers, da alemã Black Pants.

Revelação Brasil - Out There Somewhere, dos desenvolvedores brasileiros da Miniboss, receberam troféu, mais R$ 7 mil e uma licença para usar o software para desenvolvimento de jogos Unity Full Version.

Melhor Jogo - O grande vencedor da noite foi o jogo Unmechanical, criado pela Talawa Games. Eleito por um júri formado por Chris Avellone, Jason Della Rocca e Leah Hoyer, os desenvolvedores indie receberam  R$ 30 mil.

DemoNight - XH20 (Single Player com elementos de puzzle), desenvolvido pela brasileira PetitFrabrik, que recebeu um troféu pela conquista.

Dev Island (Desafio 24 horas) - O jogo vencedor do desafio 24 horas foi o Pro Gamer: The Game, da equipe brasileira Catavento, que recebeu R$ 6 mil.

Sobre o BIG - Brazilian International Game Festival – Inspirado no Festival Independente de Games de São Francisco (IGF, o BIG visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e intercâmbio de produtos, e se estabelecer como ponto de encontro e de referência para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação inclui atividades exclusivas para desenvolvedores iniciantes ou profissionais e outras abertas ao público, como a exposição, game play e votação de jogos participantes do festival. O BIG é realizado pela empresa brasileira Game, co-realizado pelo MIS e pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e patrocinado pela FundaçãoTelefonica e Vivo.

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati

0 comentários:

Gostou da matéria? Comente aqui suas impressões sobre a notícia, aqui!