Conheça os vencedores da 1ª edição do BIG Festival

O BIG, terminou domingo, 02 de dezembro, mas os vencedores foram conhecidos na sexta-feira, dia 30 de novembro, em uma animada cerimônia realizada no auditório do MIS
– Museu de Imagem e do Som - e comandada pelo jornalista gamer Luciano Amaral.
Os destaques foram os games Unmechanical e Papo & Yo, que ganharam dois prêmios cada um. Unmechanical levou o prêmio de Melhor Jogo e de Melhor Som, e Papo & Yo ganhou as categorias Voto Popular e Melhor Narrativa.
O BIG foi o primeiro festival de jogos independentes realizado na América Latina. Durante
o evento, o público pode conhecer e jogar gratuitamente 19 jogos
(quatro brasileiros e 15 extrangeiros) indie que concorreram em oito
categorias a um total de R$ 56 mil em prêmios. Paralelamente à
exposição, o festival contou com uma série de atividades, como um
desafio entre equipes (Dev Island) de desenvolvedores que ficaram 24
horas isolados e sem acesso a internet para criar um game a partir de
informações idênticas, palestras, apresentação de projetos ainda não
finalizados ou publicados comercialmente (DemoNight), workshops de jogos
de tabuleiro e um fórum de negócios com a presença de grandes
compradores internacionais.
Conheça abaixo todos os vencedores:
Melhor Jogo Online
- O melhor game online, escolhido por voto popular entre os 40
disponíveis, foi o Jelly Scape, do estúdio brasileiro TawStudio, que
recebeu R$ 5 mil.
Melhor jogo pelo voto Popular - Papo & Yo, da empresa canadense Minority Media.
Melhor Som - Unmechanical, da sueca Talawa Games, recebeu R$ 2 mil.
Melhor Arte – Wonderputt, da Damp Gnat, do Reino Unido, recebeu R$ 2 mil.
Melhor Narrativa - Papo & Yo, da Minority Media, também conquistou a categoria Melhor Narrativa, cujo prêmio foi de R$ 2 mil.
Melhor Gameplay - O jogo premiado com R$ 2 mil foi Tiny and Big: Grandpa's Leftovers, da alemã Black Pants.
Revelação Brasil
- Out There Somewhere, dos desenvolvedores brasileiros da Miniboss,
receberam troféu, mais R$ 7 mil e uma licença para usar o software para
desenvolvimento de jogos Unity Full Version.
Melhor Jogo
- O grande vencedor da noite foi o jogo Unmechanical, criado pela
Talawa Games. Eleito por um júri formado por Chris Avellone, Jason Della
Rocca e Leah Hoyer, os desenvolvedores indie receberam R$ 30 mil.
DemoNight - XH20 (Single Player com elementos de puzzle), desenvolvido pela brasileira PetitFrabrik, que recebeu um troféu pela conquista.
Dev Island (Desafio 24 horas) - O jogo vencedor do desafio 24 horas foi o Pro Gamer: The Game, da equipe brasileira Catavento, que recebeu R$ 6 mil.
Sobre o BIG - Brazilian International Game Festival –
Inspirado no Festival Independente de Games de São Francisco (IGF, o
BIG visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio
da capacitação de profissionais, troca de experiências e intercâmbio de
produtos, e se estabelecer como ponto de encontro e de referência para
desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação
inclui atividades exclusivas para desenvolvedores iniciantes ou
profissionais e outras abertas ao público, como a exposição, game play e
votação de jogos participantes do festival. O BIG é realizado pela
empresa brasileira Game, co-realizado pelo MIS e pela Secretaria da
Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e patrocinado pela
FundaçãoTelefonica e Vivo.
0 comentários:
Gostou da matéria? Comente aqui suas impressões sobre a notícia, aqui!