Facebook Twitter RSS
banner

domingo, 26 de maio de 2013

GTA - Aonde o limite é sua criatividade! - OldGold #2


Grand Theft Auto - A série


Grand Theft Auto I e II


A história do GTA (Grand Theft Auto) inicia-se por volta da década de 90, com os irmãos Sam e Dan House junto ao amigo Terry Donovan saindo da Inglaterra ruma a Nova York para tentativas de vender um jogo de ação e corrida denominado "Race and Chase". O jogo foi desenvolvido pela empresa DMA Design, fundada por David Jones, um programador da época que desenvolvia jogos para Nintendo.

O jogo se destacou pela liberdade que dispunha ao jogador  para fazer o que quisesse, como por exemplo, roubar carros, atropelar pedestres e desafiar a polícia. Lembrando que toda a história era representada por um gráfica nenhum pouco inovador quanto a jogabilidade.

Logo o jogo despertou a atenção de uma empresa de games, a BMG Interactive, que logo no ano de 1997 havia adquirido e renomeado o jogo para "Grand Theft Auto" que até então era conhecido como  "Race and Chase", porém o jogo só chegará as lojas no ano seguinte, quando a BMG fora comprada pela Take Two Interactive dando origem à famosa Rockstar Games.





Em 1999, foi lançado o "Grand Theft Auto 2" pela DMA (futura Rickstar North), muito parecido com a versão anterior, somente com alguns efeitos visuais e outros detalhes a mais. Não foi especificado o nome da cidade, nem a época em que se passa o jogo. Nessa versão surgem algumas características marcantes da série, como um protagonista, Claude Speed e suas missões, além da compra de esconderijos e interação com os pedestres.

Outras versões do GTA II foram lançadas para Dreamcast, Playstation e Gameboy Color, com algumas alterações como a diminuição no nível de violência. Porém essa medida não afetou a popularidade do jogo, alcançando a marca da versão original vendendo mais de 2 milhões de cópias.

Mesmo após o lançamento do GTA III, que trazia consigo gráficos em 3D e muito mais realismo, foi re-lançada uma versão em 2D para o Gameboy Advance em 2004. O jogo foi nomeado "Grand Theft Auto", apenas, tendo a mesma visão de jogo da versão inicial, porém, importava veículos, gráfico, armas e missões da versão em 3D. Fora o único jogo da série criado por outra empresa fora da Rockstar Games, a Digital Eclipse.

Em 2004 a Rockstar Games disponibilizou o download gratuito de alguns dos jogos clássicos da marca, como GTA I e II.

Grand Theft Auto III 

Com o sucesso das duas primeiras versões da série "GTA" e suas conversões, a Rockstar entrou para o mundo tridimensional com o lançamento de jogos de "moral duvidosa", como "Smuggler's Run" e "Midnight Club: Street Racing".

No entanto, com o lançamento de "Grand Theft Auto III" (GTA 3) em outubro de 2001 que a Rockstar entrou definitivamente nosso novo mundo tridimensional. Apesar de fato de que jogos em 3D não eram mais novidade, assim como os chamados "sandbox games", foi o estilo inovador do GTA que fez a diferença.

O jogo se passa em Libert City, a qual foi baseada em Nova York, além de missões a serem cumpridas embasadas em uma história cinematográfica, com direto até a dublagem p
No GTA III há uma grande cidade à ser explorada, Liberty City, baseada em Nova York, com missões a serem cumpridas dentro de uma história digna de cinema, com direito até a participação de atores famosos como Joe Pantoliano, Michael Madsen, Debi Mazar, Robert Loggia e Kyle MacLachlan.

Grand Theft Auto III trás muito mais violência, onde o jogador pode livremente matar bandidos, policiais e até inocentes civis, além de roubar carros quando desejar e roubar dinheiro das vítimas. Devido a esses fatos criou-se uma massa de críticos alegando que o jogo incentivava à violência..

Mesmo de baixo de tanta polêmica o jogo ultrapassou a marca de 15 milhões de cópias vendidas do GTA III, somando versões de PC e consoles (PS2 e Xbox). Liberty City voltaria a ser usada como cenário em 2005 na uma versão chamada "Liberty City Stories", somente para Playstation I e II e agora no novo GTA IV.


Grand Theft Auto: Vice City


Em 2002, pouco tempo após o lançamento de GTA III, a Rockstar Games anunciou o "Grand Theft Auto: Vice City", utilizando o mesmo motor gráfico da versão anterior, porém com histórias e cenários completamente diferentes. A história se passa na década de 80 em Vice City, dessa vez a cidade fora inspirada em Miami.

O cenário é bem mais extenso, e traz novos recursos, como pilotagem de motos, helicópteros e lanchas, além de novas armas e missões. A participação do elenco de famosos não ficou para trás, o elenco da dublagem era constituído por doze famosos, entre eles uma atriz pornô, veja, Ray Liotta, Tom Sizemore, Robert Davi, William Fichtner, Dennis Hopper, Burt Reynolds, Luis Guzmán, Gary Busey, Danny Trejo, Fairuza Balk, uma atriz pornô: Jenna Jameson e Debbie Harry, vocalista da banda Blondie.

"GTA: Vice City" teve cerca de 18 milhões de cópias vendidas.


Grand Theft Auto: San Andreas


Em 2004 foi lançado o jogo de maior sucesso da série e da Rockstar Games: "Grand Theft Auto: San Andreas" . A história do jogo gira em torno do jovem afro-americano CJ Johnson no ano de 1992 em três grandes ilhas baseadas nas cidades de Los Angeles, São Francisco e Las Vegas.

Nessa versão há muitas novidades, como customização de carros e da aparência do personagem, como cortes de cabelo, tatuagens, compra e troca de roupas e até exercícios para manter a forma (se não você engorda ou fica magricelo). Há também a possibilidade de nadar, pular de para-quedas, andar de trem, pilotar aviões e até ter várias namoradas.

A dublagem, como nas versões anteriores, contou com a voz de famosos como os atores Samuel L. Jackson, James Woods, Peter Fonda além dos rappers Ice T, Chuck D e The Game, do comediante Andy Dick e dos músicos George Clinton, Shaun Ryder e Axl Rose.


A série GTA já é polêmica por sua violência, mas a nova versão se tornaria ainda mais polêmica com a descoberta de uma modificação do jogo escondida sem seu código: um mini-game pornográfico envolvendo CJ e suas namoradas. A modificação é original da Rockstar, portanto a empresa desistiu de fazê-la. O programador que descobriu essa "falha" disponibilizou um download para desbloquear essa modificação, o que acabou por gerar grande repercussão na mídia, despertando a atenção até da senadora americana Hillary Clinton, que sugeriu uma investigação.


Com a possibilidade de ter o jogo proibido e reclassificado, a Rockstar recolheu as cópias do jogo do mercado e o relançou sem o mini-game. Apesar de tudo, GTA: San Andreas se tornou o jogo mais vendido na história dos Estados Unidos, com mais de 21 milhões de cópias vendidas.



Grand Theft Auto IV



Desta vez o jogador vive na pele de Niko Bellic, um imigrante europeu leste europeu que vai à Liberty City em busca do "sonho americano", porém acaba se envolvendo com o mundo do crime. A cidade é dividida em quatro partes principais, inspiradas nos bairros do Bronx, Brooklyn, Queens e Manhattan.

Nessa versão os veículos possuem qualidades físicas mais avançadas, assim como as armas. O problema do jogo no ano em que foi lançado era a acessibilidade a computadores bons, algo que poucos tinham, hoje ele não apresenta mais esse problema, afinal é necessário uma placa de vídeo de 512MB.






Gran Theft Auto V


E finalmente o mais esperado de todos!
Veja o que podemos esperar da versão mais prometedora da série, clique aqui.

E então bateu aquela vontade de jogar um GTA?
Comenta qual dos jogos foi, para você, o mais MARCANTE.


Postado por Paulo Chaves

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati

Um comentário:

  1. GTA 3 e Vice City, tenho até hoje eles comprados e guardados!


    -Ratão

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Comente aqui suas impressões sobre a notícia, aqui!