Ex-Produtor de GTA diz que falta financiamento para games no Brasil
David Gershik, ex-produtor de séries como Grande Theft Auto e Red Dead Redemption, realizou uma palestra hoje na Campus Party, em São Paulo, a respeito do futuro da indústria de games no Brasil.
Atualmente no comando da 1080 Partners, empresa voltada para ajudar o
desenvolvimento e distribuição de games na America Latina e outros
lugares do mundo, Gershik ainda vê no país um cenário dificil para o
desenvolvimento dos games, mas ele tem evoluído. “A grande dificuldade
hoje está no financiamento. Talento não falta no Brasil, mas falta o dinheiro para pô-lo em prática.”
Segundo o empresário, o grande desafio que ele encontra hoje na distribuição de um game de alcance mundial no Brasil é encontrar o modelo de negócios correto. “Um bom exemplo disto é The Walking Dead – The Game. Mesmo tendo se tornado um produto conhecido por conta dos prêmios que recebeu, é muito dificil viabilizar um game em episódios e de distribuição digital no Brasil. A forma que encontramos foi a mídia física, que hoje representa o grosso das vendas na America Latina”.
Outra dificuldade encontrada é a pirataria. Embora o cenário tenha melhorado, para Gershik isto ocorre mais lentamente do que deveria, e o principal culpado são os impostos. “Não é dificil entender. Quando fomos distribuir um jogo da Bethesda aqui no ano passado, uma das maiores dificuldades foi a questão da pirataria. Afinal de contas, o jogador tem acesso ao mesmo conteúdo de graça.”
Contudo, ele vê o futuro da indústria nacional de forma positiva: “As vendas no Brasil têm crescido ano a ano, e aos poucos as empresas vêm percebendo isto. Quando o cenário brasileiro mudar e se tornar mais amigável para as produtoras, a indústria deste país vai crescer muito rapidamente. E não apenas nas vendas, mas principalmente na produção de conteúdo. Seja em jogos sociais, free to play ou até msemo em grandes produções”.

Segundo o empresário, o grande desafio que ele encontra hoje na distribuição de um game de alcance mundial no Brasil é encontrar o modelo de negócios correto. “Um bom exemplo disto é The Walking Dead – The Game. Mesmo tendo se tornado um produto conhecido por conta dos prêmios que recebeu, é muito dificil viabilizar um game em episódios e de distribuição digital no Brasil. A forma que encontramos foi a mídia física, que hoje representa o grosso das vendas na America Latina”.
Outra dificuldade encontrada é a pirataria. Embora o cenário tenha melhorado, para Gershik isto ocorre mais lentamente do que deveria, e o principal culpado são os impostos. “Não é dificil entender. Quando fomos distribuir um jogo da Bethesda aqui no ano passado, uma das maiores dificuldades foi a questão da pirataria. Afinal de contas, o jogador tem acesso ao mesmo conteúdo de graça.”
Contudo, ele vê o futuro da indústria nacional de forma positiva: “As vendas no Brasil têm crescido ano a ano, e aos poucos as empresas vêm percebendo isto. Quando o cenário brasileiro mudar e se tornar mais amigável para as produtoras, a indústria deste país vai crescer muito rapidamente. E não apenas nas vendas, mas principalmente na produção de conteúdo. Seja em jogos sociais, free to play ou até msemo em grandes produções”.
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